
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

As estudantes da Etec de São Sebastião, Lara Vicente Vasconcelos, Letícia Naves Nogueira e Maria Eduarda Bagatelli, sob a orientação do professor Fernando Freitas de Oliveira, e pelos pesquisadores Sergio Augusto Coellho e Maria Soledad Lopez, desenvolveram um projeto de biocida para a combater o chamado ‘coral-sol’, espécie invasora que ameaça o equilíbrio do ecossistema marinho no Litoral Norte, especialmente na região do Arquipélago de Alcatrazes. A substância biocida é capaz de auxiliar no controle da população deste tipo de coral, contribuindo diretamente para a preservação das espécies nativas e do ambiente marinho.
O projeto, intitulado “Biocida contra o coral-sol”, foi apresentado na 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), o maior evento de inovação, criatividade e empreendedorismo estudantil das Etecs e Fatecs. A Feteps é uma vitrine de talentos que evidencia a excelência do ensino técnico paulista, integrando educação, pesquisa e mercado de trabalho, e reunindo projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Conforme explicou o professor Fernando Freitas, a participação das alunas reafirma o protagonismo jovem e o compromisso da Etec com a pesquisa científica, a inovação e a construção de soluções que transformam a realidade. “O compromisso da Etec de São Sebastião com a pesquisa e a conservação marinha também foi reconhecido internacionalmente com a conquista do selo Escola Azul, obtido em 2024. Trata-se de uma certificação global, realizada em cooperação com a Unifesp, Unesco, MCTI, Fundação Grupo Boticário e CNPq, que destaca instituições que promovem o conhecimento, a valorização e a proteção dos oceanos”.
Desde 2008, a unidade desenvolve ações de cultura oceânica, fortalecidas pela implantação do Curso Técnico em Meio Ambiente em 2010 e pelo apoio de importantes parceiros, como: CEBIMar/USP, Instituto Verdescola, Instituto de Cultura Oceânica (ICO), Instituto de Conservação Costeira (ICC), Pescadores do Rancho Pararanga, biólogos e ambientalistas voluntários.
Em 2023, o Radar Litoral produziu uma reportagem sobre a elaboração de uma pasta biocida para controlar a expansão do coral-sol. “Na época testamos o produto em laboratório e conseguimos matar o coral. Mas quando formos testar no ambiente, verificamos que a pasta era removida pelas ondas e correntes. Voltamos no ano passado para o laboratório, já com um novo grupo de alunos, e avançamos no desenvolvimento de um produto com maior aderência e que funcionou no ambiente marinho. O produto foi apresentado na Feteps, que é a feira de Tecnologia do Centro Paula Souza, que ocorreu em outubro”, concluiu o professor.
A Etec de São Sebastião fica no prédio onde também está instalada a Fatec, na rua Ítalo Nascimento, no bairro Porto Grande.
Fonte: https://sl1nk.com/50o3K