Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
De acordo com o último censo realizado em 2022, o Brasil tem 14,4 milhões (7,3%) pessoas com deficiência (PcDs), que podem ser física, auditiva, visual intelectual, múltipla, psicossocial, transtorno do espectro autista, entre outras.
Estima-se que cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas. Entre as causas mais comuns estão os acidentes domésticos, no trânsito, em mergulhos, por armas de fogo, doenças crônicas, doenças hereditárias e genéticas, doenças pela falta da realização do pré-natal em gestantes e doenças ou acidentes decorrentes do envelhecimento.
Na próxima semana, entre os dias 25 e 29, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba (Sepedi) realiza a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, que tem como objetivo mobilizar a comunidade para a importância da promoção da saúde, da segurança e da cidadania como estratégias fundamentais para evitar a instalação de deficiências ao longo da vida.
A programação do evento busca ampliar o conhecimento da população acerca dos fatores de risco, ao mesmo tempo em que se promove uma cultura de respeito aos direitos das pessoas com deficiência já constituída.
“Nesta semana, queremos reforçar o compromisso do município com a valorização da vida, e estimular a participação comunitária e a intersetorialidade das ações entre as secretarias de Saúde, Educação, Segurança e Mobilidade Urbana e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e, desta forma ressaltar que a prevenção das deficiências seja tratada não apenas como responsabilidade individual, mas como prioridade de política pública”, disse Ivy Malerba, secretária da Sepedi.
Programação
Dia 25 Segunda-feira – Abertura Oficial da Semana de Prevenção às Deficiências
Local: Salão do CIAPI
9h – Palestra “Exercício Seguro como Prevenção e Tratamento nas Doenças Cardiovasculares e Crônicas” com o médico cardiologista, Renato Oliveira. Cardiologista (Aberto à comunidade)
10h30 – Palestra “O Papel do Exercício Físico na Prevenção de complicações secundárias em Pessoas com Deficiência” com Thiago Intrieri – profissional de Educação Física e equipe do Programa “Inclusão em Movimento”. (Aberto à comunidade)
19h – Formatura do Curso de LIBRAS da Sepedi – professor Alan Carlos Miranda (evento interno)
Local: Salão Sepedi
Dia 26 – Terça feira
14h – Workshop com a Rede Protetiva “O papel da Identificação Precoce de Vítimas de Violência e a Ficha de Notificação- SINAN como prevenção” (evento interno), com Cláudia Cristina Pires, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e equipe.
Local: Salão Sepedi
Dia 27 – Quarta-feira
Local: Unidades Básicas de Saúde – DIA “P” – Todos pela prevenção! (Aberto à comunidade)
UBS Jetuba
Tema: Avaliação dos Pés Diabéticos
Público-alvo: Pacientes com acompanhamento contínuo para controle do Diabetes Mellitus
Equipe: Enfermeiras e auxiliares de enfermagem, com apoio médico se necessário.
Ação: Avaliação e orientações preventivas para cuidados com os pés.
UBS Casa Branca
Tema: Saúde Materno-Infantil – Importância da Vacinação
Local: Sala de espera – 8h
Palestrantes: Enfermeiras Janaína Guedes Guarizi Pires e Carina Coelho da Silva
Público-alvo: Mães aguardando consultas
Ação: Abordagem sobre vacinas, prevenção de doenças/deficiências e verificação das carteirinhas.
UBS Massaguaçu/Tabatinga
Tema: Alimentação Saudável
Local: Tenda em frente à UBS
Ação: Orientações sobre alimentação saudável.
UBS Golfinhos
Ponto de aferição de pressão arterial – Padaria Golfinhos
Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia
UBS Jaraguazinho
Local: Padaria Capital – 9h
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hipertenção arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus e importância da imunização.
UBS Rio do Ouro
Local: Sala de espera
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hipertenção arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus e importância da imunização.
UBS Ademir Reis
Tema: Alimentação Saudável
Horário: 8h30
Ação: Roda de conversa com demonstração de alimentos saudáveis e não saudáveis
UBS Tinga
Local: Sala de espera
Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia.
Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos
UBS Sumaré
Ponto de aferição de pressão arterial – Pizzaria Siciliana
Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos
Dia 28 – Quinta-feira
13h30 – Programa Trânsito Legal e a Prevenção de Acidentes: Educação para um Futuro Seguro! (Evento interno)
Local: EMEFEBS Ricardo Luques
Dia 29 – Sexta-feira
9h – Palestra: “Envelhecer com Saúde: Prevenção de Deficiências e Manutenção da Autonomia” com o médico Márcio Taniguti – Geriatra (Aberto à comunidade)
10h30 – Oficina de Prevenção de Quedas com a Fisioterapeuta Aline Ferreira e Educador Físico Leandro Lopes e Testes Rápidos de Saúde com Universidade de Taubaté (Unitau). (Aberto à comunidade)
Local: Salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Avenida Jorge Burihan, nº 30, bairro Jardim Jaqueira.