O Programa Praia Acessível de Caraguatatuba acaba de ganhar um importante reforço para esta alta temporada: duas pranchas adaptadas desenvolvidas especialmente para pessoas com deficiência visual, paralisia cerebral, tetraplegia e outras condições que exigem maior suporte.
Os equipamentos foram doação do projeto “Sonhando Sobre as Ondas”, idealizado pelos surfistas Cisco Araña e Sérgio Novaes, referência nacional em surf adaptado.
As pranchas contam com:

Sinalizadores e relevos sensoriais

Marcações sonoras

Estruturas especiais para ajuste corporal

Tecnologia voltada para autonomia e segurança no mar
A conquista começou quando o surfista Luciano Santana, ex-presidente da Associação de Surf de Caraguá, apresentou o documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” no Ciapi. A partir daí, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) enviou o projeto e foi contemplada.
A secretária Ivy Malerba e a equipe da Sepedi foram a Santos receber as pranchas, participar de um workshop técnico e vivenciar a prática no mar. Segundo Ivy, a doação fortalece o compromisso do município com “o acesso ao lazer, ao esporte e à vivência inclusiva no mar”.
As pranchas começam a ser usadas já na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência – Fórum Inclusivo, entre 1º e 6 de dezembro.
Caraguatatuba segue referência em políticas públicas de acessibilidade e inclusão, garantindo que mais pessoas vivam a experiência transformadora do contato com o mar.

Programa Praia Acessível – Praia do Centro
Secretária de Comunicação – 13/11/2025/ PMC
Jornalista: Odilon Miau
#PraTodosVerem: Equipe da Sepedi ao lado dos idealizadores do projeto durante entrega das pranchas adaptadas, em Santos.