Caraguatatuba promoveu, no último domingo (30), o Festival Escolar de Karatê, reunindo cerca de 200 estudantes, com idades entre 3 e 17 anos, das redes municipal, estadual e particular. O evento celebrou o esporte, a integração entre escolas e o desenvolvimento físico e emocional dos participantes.
As disputas foram organizadas em categorias masculinas e femininas, divididas ano a ano, garantindo equilíbrio e segurança para todas as faixas etárias. Participaram alunos de mais de 20 unidades de ensino, entre elas:
• EMEFs Adolfina Leonor Soares dos Santos; Alaor Xavier Junqueira; Aída de Almeida Castro Grazioli; Benedito Inácio Soares; Carlos Altero Ortega; Edna Maria Nogueira Ferraz; Severino Vitoriano dos Santos; Dr. Carlos de Almeida Rodrigues; Luiz Ribeiro Muniz;
• Módulo Professora Elma de Souza G. da Silva, Euclydes Ferreira, Maria Aparecida Ujio, Stela Maris de Saboya Daltro, Santina Nardi de Souza, Antônia Antunes Arouca, Débora Valle da Silva Pilon, Antonio de Freitas Avelar, Joana Alves dos Santos, Ricardo Luques Sammarco Serra;
• CEIs Messias Mendes de Souza e Leonor Mendes de Barros;
• EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez.
O festival contou ainda com estudantes convidados de escolas estaduais e particulares, ampliando a integração entre instituições e fortalecendo o incentivo ao esporte. A ação teve apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e Secretaria de Educação.
O evento reforça valores fundamentais do karatê — como disciplina, respeito, superação e convivência — que contribuem para a formação cidadã e o crescimento saudável das crianças e adolescentes.
Secretaria de Comunicação/ PMC
Jornalista: Odilon Miau