Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria da Saúde de Caraguatatuba promove tarde de autocuidados para cuidadores de pacientes do Programa Melhor em Casa

img_3329-e1763403463554-825x305
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba promove tarde de autocuidados para cuidadores de pacientes do Programa Melhor em Casa

A Secretaria de Saúde Caraguatatuba realizou o projeto “Melhor em Casa Abraçando o Cuidador” para os cuidadores dos pacientes assistidos pela equipe multidisciplinar do Programa Melhor em Casa na última quinta-feira (13/11), no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no Porto Novo.

#PraTodosVerem: Cuidadora passa por triagem odontológica com dentista do Programa Melhor em Casa da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Foto: Dony Machado/PMC)

Na ocasião, os cuidadores aferiram a pressão arterial, glicemia, fizeram triagem odontológica, alongamento, percorreram trilhas do parque, relaxaram com meditação, comeram um lanche e participaram do sorteio de brindes. Caso alguma alteração seja detectada, eles são encaminhados para tratamento na unidade básica de saúde (UBS) de referência.

A enfermeira coordenadora do Programa Melhor em Casa, Cláudia Ivanov, explica que esses cuidadores são, em sua maioria, familiares dos pacientes, mas também precisam se atentar à própria saúde. “O objetivo desse encontro é promover uma tarde de autocuidado com essas pessoas, que normalmente acabam sobrecarregadas por estar há muitos anos cuidando e se dedicando a esse familiar”, destacou. “A intenção do programa Melhor em Casa nesse encontro é fazer com que a pessoa se sinta olhada nas suas necessidades e ao mesmo tempo participe de uma tarde de relaxamento”, concluiu.

Atualmente, o Programa Melhor em Casa assiste cerca de 30 pacientes da rede municipal de saúde com visitas domiciliares semanais e contam com suporte telefônico diário. A equipe reúne enfermeiras, fisioterapeuta, médico, dentista, fisioterapeuta respiratório, nutricionista, psicóloga e técnicas de enfermagem para fazer acompanhamentos nas Regiões Sul, Centro e Norte do município.

O Melhor em Casa não é um programa porta aberta, ou seja, para ser referenciado o paciente precisa ter o encaminhamento de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Secretaria de Comunicação Social – 17/11/2025

Deixe seu comentário:

Menu